Arquivo Permanente Digital

O Arquivo Permanente Digital é um repositório de informações para o acervo arquivístico do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.
A Unidade de Gestão de Documentos possui a função de custodiar e preservar os documentos que foram produzidos e recebidos pelo Campus, bem como, viabilizar o acesso aos acervos.
Nesse instrumento de pesquisa são disponibilizados os representantes digitais, gerados a partir do processo de digitalização, dos documentos permanentes e a descrição do seu conteúdo.
Os aplicativos utilizados são o Archivematica e o AtoM que são distribuídos sob a política de software livre.
O Archivematica é um aplicativo de código aberto baseado na Web e em padrões que permite à instituição preservar o acesso de longo prazo a conteúdo digital confiável, autêntico e seguro.
O AtoM é um aplicativo de descrição arquivística voltado para web, permitindo que as instituições possam disponibilizar seus acervos arquivísticos via internet. Esse aplicativo foi encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e abrange normas internacionais de descrição arquivística.
O conteúdo das descrições arquivísticas estão no idioma português do Brasil.
O Arquivo Permanente Digital está em constante atualização e novos documentos e funcionalidades podem ser acrescentados ao longo do tempo.
Desejamos uma ótima pesquisa!